quinta-feira, 23 de agosto de 2012


INDICAÇÃO DE FILME :

SE ENLOUQUECER, NÃO SE APAIXONE

Dados técnicos:
Título original: It's kind of a funny story
Gênero: comédia - drama
Duração: 101 minutos
Ano de produção: 2011

Sinopse:
"Craig é um calouro do colegial, num programa talentoso, apaixonado pela namorada de seu melhor amigo. Quando toma conciência que é um potencial suicida, se enterna na ala psquiátria de um hospital, achando que eles o observarão, o ajudarão e mandá-lo de volta para casa em tempo de começar na escolha no dia seguinte. No entanto, enquanto a ala juvenil é renovada, ele terá que ficar por uma semana na ala dos adultos e também com outros mais jovens. Bobby, um homem com uma filha jovem, mostra o lugar para ele. Craig então conhece Noelle, da mesma idade que ele. Enquanto tenta evitar que seus amigos descubram onde está, ele segue na terapia, canta e ajuda Bobby com sua entrevista. E isso será o que precisa encontrar?"


Crtítica:

História simples, mas eficaz. Logo nas primeiras cenas vemos que não se trata de uma obra muito convencional, contrariando por completo a nossa primeira impressão, pré concebida devido a capa e ao título. Um jovem de 16 anos cometendo suícidio é forte, mas o roteiro brilhantemente transforma este evento em algo cômico e assim vai, todas as situações que poderiam fazer deste filme um intenso melodrama, são convertidas para um clime leve, gostoso de ver, misturado com uma pegada bem indie. Entretanto, mesmo tendo essas situações amenizadas pelo humor e sutileza do roteiro, não impede de vermos frases de impacto e cenas com algumas reflexões bem válidas para a vida. Mas esta sutileza, por outro lado, acaba criando algumas limitações que por vezes geram superficialidade, como é caso da relação de Craig com seus pais, que agem naturalmente quando se deparam com as estranhas atitudes do filho.



É interessante analizar também, como as personagens vão sendo construídas e vão evoluindo numa história que dura poucos dias e num cenário tão limitado. Vemos as situações com os olhos de Craig e tudo o que é novidade para ele, é novidade para nós também, e nos envolvemos com todas elas, sentimos sua evolução como pessoa devido aos conselhos que recebe e as lições que aprende com esses estranhos. Sua amizade com Bobby é de uma sensibilidade muito verdadeira, e sua relação com Noelle tem aquela loucura da adolescência mesclada com uma certa ingenuidade e inocência da infância, dois seres passando por uma fase complicada de transição, aceitação do mundo e aceitação de si mesmo.Ah! E não se deixe enganar pelo título nacional.



trailer:





Nenhum comentário:

Postar um comentário