quinta-feira, 6 de setembro de 2012


FACULDADE : CURSOS

PSICOLOGIA



É o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados. Esse profissional atua em consultórios, em hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, como clínicas estéticas e spas, contribuindo, do ponto de vista psicológico, para a recuperação da saúde das pessoas. Em escolas e instituições, colabora na orientação educacional. Em empresas, participa da seleção e do treinamento de pessoal e promove programas de adaptação dos funcionários. Também elabora, aplica e analisa pesquisas de mercado para o departamento de marketing. Pode atuar, ainda, em consultorias de RH e colocação profissional, instituições judiciárias, presídios, instituições de reabilitação e clubes de esporte. É necessário registrar-se no Conselho Regional de Psicologia para exercer a profissão.


MERCADO DE TRABALHO:

A resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que aumenta de 24 para 40 o número de sessões com psicólogos que devem ter cobertura dos planos de saúde melhora o mercado na área clínica, em especial nos grandes centros urbanos. "A psicologia jurídica também cresce, bem como a contratação do profissional no departamento de recursos humanos das empresas", diz Adriana Bernardes Pereira, coordenadora do bacharelado em Psicologia da PUC-Goiás. "O setor público também absorve uma parte dos profissionais, que trabalham nas secretarias de Educação, Esporte e Saúde." Ainda no setor público, o psicólogo pode participar de equipes multidisciplinares dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), ambos integrantes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. No segmento educacional, o psicólogo é demandado por diferentes instituições, como escolas, creches e ONGs. As regiões Sudeste e Sul concentram o maior número de oportunidades de trabalho. 

 SALÁRIO INICIAL: R$ 1.815,00 (fonte: Sindicato dos Psicólogos no Estado de São Paulo); R$ 122,00 (por consulta); fonte: Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.

AS MELHORES ESCOLAS
5 estrelas
PE Recife UFPE. SC Florianópolis UFSC. SP São Carlos UFSCar.

4 estrelas
BA Salvador UFBA. CE Fortaleza UFC, Unifor-CE. DF Brasília UniCEUB. Taguatinga UCB-DF. GO Goiânia PUC Goiás. MG Belo Horizonte PUC Minas, UFMG. Juiz de Fora UFJF. São João del Rei UFSJ. Uberlândia UFU. PA Belém UFPA, Unama. PB João Pessoa UFPB. PR Curitiba PUCPR, UFPR. Londrina UEL. RJ Rio de Janeiro PUCRio, Uerj, UFRJ. RN Natal UFRN. RS Porto Alegre PUCRS, UFRGS. Santa Maria UFSM. São Leopoldo Unisinos. SP Assis Unesp. Bauru Unesp. Campinas PUC-Campinas. Ribeirão Preto Unaerp, USP. São Paulo Mackenzie, PUCSP, USP

3 estrelas
AL Maceió Ufal. AM Manaus Ceulm/Ulbra, FMF, Ufam, UniNilton Lins. BA Salvador Bahiana, Fac. Ruy Barbosa, Unifacs. DF Brasília Iesb, UnB. ES Vila Velha UVV-Vila Velha. Vitória Ufes, Univix. MA São Luís UFMA. MG Governador Valadares Univale. Uberaba Uniube. Uberlândia Unitri. MS Campo Grande UCDB. Corumbá UFMS. Dourados Unigran. PB Campina Grande UEPB. João Pessoa Unipê. PE Petrolina Univasf-PE. PR Curitiba UTP. Irati Unicentro-PR. Maringá UEM Psic. (ênf. em educ.); Psic. (ênf. em saúde); Psic. (ênf. em trab.). Umuarama Unipar. RJ Niterói UFF. Rio de Janeiro UVA-RJ. RN Natal UnP n/i. RO Porto Velho Unir. RS Cachoeira do Sul Ulbra. Caxias do Sul UCS. Frederico Westphalen URI. Gravataí Ulbra. Ijuí Unijuí. Novo Hamburgo Feevale n/i. Passo Fundo UPF. Pelotas UCPel. Santa Maria Unifra. Torres Ulbra. SC Blumenau Furb. Criciúma Unesc-SC. Itajaí Univali. Joinville ACE/FGG, Univille. Lages Uniplac. Palhoça Unisul. Tubarão Unisul. SE São Cristóvão UFS. SP Araraquara Uniara. Bauru USC. Franca Unifran. Itatiba USF. Mogi das Cruzes UMC. Piracicaba Unimep. Santo André Centro Universitário Anhanguera de Santo André. Santos Unisantos n/i. São Bernardo do Campo Metodista. São Paulo FMU, Unicastelo, Uninove n/i, Unip-SP n/i, Universidade Cruzeiro do Sul, USF, USJT.




O curso aborda as diversas correntes da psicologia e introduz o aluno em várias áreas, como psicologia clínica, social, escolar e organizacional. Há disciplinas obrigatórias, como neurologia, antropologia, teoria psicanalítica e psicologia do desenvolvimento, e optativas, como psicologia do excepcional e problemas de aprendizagem. As novas diretrizes também passam a valorizar mais as disciplinas de pesquisa e o estágio (obrigatório) em várias áreas. Algumas instituições possibilitam aos alunos realizar atendimentos à comunidade em diversas áreas, como clínica e orientação profissional. 

DURAÇÃO MÉDIA: cinco anos. 

Outro nome: Psicomotricidade.


O QUE VOCÊ PODE FAZER

Psicologia clínica
Atender pessoas que sofram de problemas emocionais. Essas intervenções podem ser individuais, em grupos, sociais ou institucionais.
Comportamento do consumidor
Estudar o comportamento de determinado grupo de consumidores, para orientar o marketing de empresas privadas e agências de publicidade.
Orientação profissional
Orientar estudantes na escolha do curso e da profissão a seguir.
Psicologia esportiva
Orientar atletas e prepará-los emocionalmente para atividades esportivas e competições. Maximizar o seu rendimento e promover a harmonia entre os membros de equipes e times.
Psicologia educacional
Ajudar pais, professores e alunos a solucionar problemas de aprendizagem. Colaborar na elaboração de programas educacionais em creches e escolas.
Neuropsicologia
Atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre esses aspectos e o funcionamento cerebral.



matéria tirada do site :http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/saude/psicologia-688166.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário