quarta-feira, 12 de setembro de 2012



FACULDADE :CURSOS


FISIOTERAPIA



É o conjunto de técnicas usadas no tratamento e na prevenção de doenças e lesões. O fisioterapeuta previne, diagnostica e trata disfunções do organismo humano causadas por acidentes, má-formação genética ou vício de postura. Para isso, usa métodos como massagem e ginástica, com a finalidade de restaurar e desenvolver a capacidade física e funcional do paciente. Também faz tratamentos à base de água, calor, frio e aparelhos especiais. Além de ajudar na recuperação de pacientes acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, trabalha com idosos, gestantes, crianças e portadores dedeficiência física ou mental. Pode atuar em clubes esportivos, hospitais, centros de reabilitação e em clínicas de fisioterapia e ortopedia. Em empresas, trabalha com a prevenção de acidentes de trabalho e com a correção postural dos funcionários. Em escolas, corrige e orienta a postura de crianças, jovens e adultos.

MERCADO DE TRABALHO

A preocupação com a saúde e o bem-estar mantém aquecido o mercado para o fisioterapeuta. Atividades como pilates, a área estética, com tratamentos corporais, e fisioterapia esportiva abrem ainda mais chances de trabalho. Mas o setor que mais demandaprofissionais é o hospitalar. Nele, o profissional faz atendimento intensivo apacientes. Para isso, precisa dominar conhecimentos e técnicas nas áreas respiratória, neurológica e musculoesquelética. "Muitos profissionais tambémestão abrindo clínicas de fisioterapia ou trabalhando em academias", diz Carolina Fu, coordenadora do bacharelado em Fisioterapia da USP, de São Paulo.Embora não exista obrigatoriedade, o Programa Saúde da Família em muitos estados brasileiros já tem um fisioterapeuta em suas equipes de atendimento, oque aumenta o número de vagas. Outros nichos como a geriatria e saúde dotrabalho também oferecem boas oportunidades. A Região Sudeste concentra o maior número de vagas e os melhores salários, mas a concorrência é grande. Mais fácilé conseguir trabalho no Norte e Nordeste, regiões carentes de profissionais. 

Salário inicial: R$ 1.780,00 (30 horas semanais); fonte: Federação Nacional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.

CURSO
As disciplinas das Ciências Biológicas e da saúde constituem a base do currículo. Assim, espere muita aulade biologia, anatomia, fisiologia, patologia e histologia, principalmente no primeiro dos quatro anos de curso. Você estuda saúde pública, recursosterapêuticos manuais, neurologia, ortopedia e traumatologia. A partir dosegundo ano, aumenta a carga de aulas práticas, nas quais se aprendem técnicasde tratamento como a massoterapia (massagem), termoterapia (aplicação de calorou frio) e hidroterapia (por meio da água). O estágio é obrigatório no último ano e, normalmente, feito em clínicas das próprias faculdades ou em hospitais conveniados. Para concluir o curso, também é obrigatória a elaboração de umtrabalho sob orientação de um professor. 

Duração média: quatro anos.

 O QUE VOCÊ PODE FAZER

Atendimento domiciliar
Tratar pacientes que necessitam de cuidados mais intensivos, mas que não tenham indicação para internação hospitalar.
Cardiologia e Pneumologia
cuidar de pacientes nas fases pré e pós-operatória. Prevenir e tratar doenças respiratórias e cardíacas, além de reabilitar doentes, prescrevendo e aplicando exercícios ligados aos aparelhos respiratório e circulatório.
Dermatologia
Aplicar massagens e aparelhos de raios infravermelhos, ultravioleta e laser para reduzir lesões e acelerar a cicatrização de queimaduras e cortes cirúrgicos.
Estética
Aplicar técnicas como massagem em pacientes póscirurgia plástica e pós-cirurgia de recuperação da mama.
Fisioterapia do trabalho
Prevenir e tratar doenças relacionadas com o trabalho, como as lesões causadas por esforço repetitivo (lEr).
Fisioterapia esportiva
Prevenir e reabilitar lesões em atletas e em praticantes de atividades esportivas.
Grupos especiais
Estimular os músculos de quem sofre limitações de movimento, como idosos e portadores de deficiência física.
Indústria de equipamentos
Pesquisar, desenvolver e testar equipamentos para uso em terapia.
Neurologia adulta
Auxiliar na reabilitação dos pacientes que tiveram derrame cerebral, paralisia e traumatismo de coluna e crânio.
Neurologia pediátrica
Auxiliar na reabilitação dos portadores de patologias e síndromes típicas de criança, como paralisia cerebral e síndrome de down.
Ortopedia e Traumatologia
Acelerar a recuperação de movimentos e reduzir dores de pacientes com fraturas, traumas ou luxações. prevenir e reabilitar lesões da coluna vertebral e das articulações causadas por postura incorreta ou esforço repetitivo.
Programa de saúde da Família
Prevenir e tratar doenças e reabilitar pacientes em unidades básicas de saúde e em domicílio.
Terapia intensiva
Tratar pacientes críticos internados em utis, aplicando técnicas para reabilitação respiratória, neurológica e do aparelho musculoesquelético.








Nenhum comentário:

Postar um comentário